Está a ver o que se passa com o remoinho sobre a pedra, que de longe vem o estrangeiro mirá-la?
Mas ela tem um espectador assíduo que lhe faz serão, não se sabe por pressão ou admiração.
É o velho de algures, de ignominia fisionomia e que fala a língua do silêncio e da voz miúda e serena, de palavras pouco significantes, mas de um olhar sábio e enternecedor.
Os seus olhos acompanham os aparatos que ornam a cabeceira do rio, que levemente salpica as suas águas na pedra paisagística e, no lado enfumaçado, sobre a areia franzina que verte da praia deserta.
O seu olhar perplexo ofusca-se nas brancas pedrinhas sob a correnteza suave das águas viventes, e até se contrastam com o vento ocioso, vadio e teimoso, a girar e dançar sobre a pedra turística.
O vento esparge uma doce alegria na beira do rio e as sementes trazidas pelos pássaros que ali residem calidamente e se deitam airosas, frescas e presunçosas, pois sabem que logo, loguinho, naquele cantinho brotarão e, sem disso se aperceber, estarão a trazer vida à natureza.
E ela com o olhar inconfundível do velho abrirá os seus braços para o abraçar gratificantemente.
Sim, é um lugar sábio, afável e doce, até misterioso, assim como o velho galego que para lá emigrou e se dispôs a viver sem restrição à simpleza e às pegadas sutis dos apaixonados pela simetria de uma rocha grosseira, mas atraente pelo seu incomparável padrão artístico.
Rocha mística e irretratável e, para além disso, simplesmente “guapíssima”.
(do livro “Histórias vividas em prosa”, de Marifelix Lopes Saldanha)
Partilhe isto na sua rede social
Gostar disto:
Gosto Carregando...
Relacionado
Sobre Marifelix Saldanha
Graduada em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A autora dedicou-se durante muito tempo ao ensino do Português e da Literatura Brasileira e Portuguesa.
Marifelix é brasileira, maranhense e escritora.
PUBLICAÇÕES:
Livro – A META É CHEGAR (uma versão filosófica sobre a síndrome do pânico em forma de poesias) – publicado em Brasília-DF-Brasil, em 1994, Editora Pegasus.
Livro – HISTÓRIAS VIVIDAS EM PROSA (narra fatos do cotidiano de algumas cidades da Europa de forma leve e despretensiosa) - publicado em Lisboa-Portugal, em 2011, Editora Sítio do Livro.
Livro – UM AMOR LILÁS (um pequeno romance em que o contexto gira em torno de uma divagação sobre o amor que buscamos como sendo destino ou uma simples coincidência) lançado na Bienal do Rio de Janeiro - Brasil, em 2014, Editora All Print.
Livro – CONTOS E REFLEXÕES (relata em forma de contos introspectivos angústias intermitentes e momentos de esperança. Pequenas histórias exploram pensamentos, sentimentos e divagações ao longo de um processo de autoconhecimento e de superação diária) - publicado em Brasília-DF-Brasil, em 2017, Editora All Print.
Livro – COMO LIDAR COM A DEPRESSÃO? (O livro “Como lidar com a Depressão?” está direcionado não tão somente para os que sofrem desse mal, mas também, a todas as pessoas que convivem com os depressivos. Este livro busca abordar formas de como o depressivo pode lidar com a presença constante da doença, sem entregar-se ao desespero, sabendo refletir com equilíbrio as suas crises e o seu estado físico e emocional face às mesmas, investigando, ainda, as razões introspectivas que o levam ao sofrimento pânico ou ao estado impotente e desolador, tão próprios da doença em todas as suas dimensões.) - publicado em São Paulo - Brasil, em 2020, Editora Chiado Books (disponibilizado para venda no Brasil e em Portugal).
Além de livros, publicou também contos, crônicas e poemas sobre temas variados em jornais do Centro-Oeste.