“NÃO DÁ PARA ACREDITAR” – ABAIXO-ASSINADO

“NÃO DÁ PARA ACREDITAR”

O abaixo-assinado contra o fecho da Livraria Camões, no Rio de Janeiro, já ultrapassa um milhar de assinaturas. O objectivo é evitar o seu encerramento.

A seguir, o texto do abaixo-assinado:

“É mais uma presença portuguesa a ser rasurada à nossa volta, corroborando o que pensamos ser uma acentuada miopia de Portugal face ao Brasil no que tange às questões culturais.
A Livraria Camões é uma casa de cultura em nosso país e seu trabalho ao longo de décadas contribuiu concretamente para a divulgação da cultura portuguesa e o acesso à sua literatura. Nela, todos que se dedicam aos estudos portugueses e de cultura de língua portuguesa sempre encontraram um espaço maior de acolhimento e de diálogo. Estamos contra esse gesto que a todos soa como precipitado e indefensável, por rasurar um consolidado marco português no Brasil, exatamento quando se anunciam as celebrações do Ano de Portugal no Brasil.
Move-nos a esperança de que, tomando em conta o não pequeno coro de signatários – onde figuram ex-ministros do Brasil e de Portugal, membros da Academia Brasileira de Letras, escritores e ensaístas premiados, professores e estudantes universitários de norte a sul do Brasil, docentes e investigadores de universidades portuguesas, francesas e americanas, jornalistas, advogados, editores, dirigentes associativos, além de leitores em geral que apreciam a cultura portuguesa — uma solução menos drástica possa ser encontrada, preservando um capital simbólico e cultural construído ao longo de 40 anos”.

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.”  

(Luís Vaz de Camões)

Anúncios

Sobre José Eduardo Taveira

Nasci no Porto. Trabalhei em diversas empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos directivos. Actualmente estou liberto de compromissos profissionais, usufruindo a liberdade de viver como gosto e quero. Publiquei três livros intitulados: "Juntos para Sempre","Histórias de Pessoas que Decidi Divulgar" e "Viagem ao Princípio da Vida". Os dois primeiros em Portugal e o último no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Uma resposta a “NÃO DÁ PARA ACREDITAR” – ABAIXO-ASSINADO

  1. José Eduardo Taveira diz:

    Reblogged this on Blogue dos Autores.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s