OS LIVROS E O CINEMA

A adaptação de romances para o cinema não é um conceito original, pois desde os primórdios da sétima arte que se utiliza as obras literárias para produzir filmes.

Considerando o caso português, em 1912, foi adaptada por João Tavares a obra de Camilo Castelo Branco, “Carlota Ângela”.

Durante os anos vinte, a indústria do cinema em Portugal dedica-se principalmente à adaptação de clássicos literários, convidando realizadores estrangeiros para a direcção dos projectos.

Assim:

– Georges Pallu filma em 1921 “Os Fidalgos da Casa Mourisca” de Júlio Dinis, e em 1922 faz uma adaptação do romance “ O Primo Basílio” de Eça de Queirós.

– Roger Lion realiza em 1923, o drama de Virgínia de Castro e Almeida “A Sereia de Pedra”, baseado no seu romance “”Obra do Demónio”.

– Caeltano Bonucci e Amadeu Ferrari realizam em 1949 o filme “A Morgadinha dos Canaviais”, de Júlio Dinis.

O primeiro filme sonoro produzido em Portugal e realizado por Leitão de Barros, em 1931, foi uma adaptação da obra de Júlio Dantas “ A Severa”.

A literatura e o cinema, como se prova nesta pequeníssima amostra, têm caminhos convergentes. Nem sempre o trabalho do realizador cumpre com rigor a ideia mestra do autor do romance. Mas, em compensação, a obra passa a ser duplamente imortal: em livro e em filme.

José Eduardo Taveira

Anúncios

Sobre José Eduardo Taveira

Nasci no Porto. Trabalhei em diversas empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos directivos. Actualmente estou liberto de compromissos profissionais, usufruindo a liberdade de viver como gosto e quero. Publiquei três livros intitulados: "Juntos para Sempre","Histórias de Pessoas que Decidi Divulgar" e "Viagem ao Princípio da Vida". Os dois primeiros em Portugal e o último no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s