“JUNTOS PARA SEMPRE” (3)

          “JUNTOS PARA SEMPRE” (3)

Não há nenhuma metodologia pedagógica com o pressuposto de preparar as crianças a defrontar a vida fora daquele edifício. Além das aulas de leitura, escrita e aritmética, não é proporcionado qualquer outro conhecimento que contribua para a sua cultura geral. Não há autorização para nada que exceda as regras estabelecidas. Seja Verão ou Inverno, a hora de ir para a cama é às sete e meia. Depois não é permitido ler ou falar. Não há espelhos na área ocupada pelas raparigas. As freiras consideram que eles servem para estimular a vaidade e esquecer o dever de amar Nosso Senhor, que lhes dá cama, comida e educação, sem receber nada em troca. As que já sabem ler, apenas têm para escolha livros que tratam de religião, da vida de Santinhos que se sacrificaram dando a vida pelos outros. A Bíblia é de leitura obrigatória. Raramente saem à rua, para evitar que tenham contactos com pessoas que as desviem do rumo traçado pelas leis do Orfanato. Quando ocorrem situações bem definidas, como a ida ao Hospital, são acompanhadas por uma ou duas freiras.

(Continua)

José Eduardo Taveira

 

 

Anúncios

Sobre José Eduardo Taveira

Nasci no Porto. Trabalhei em diversas empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos directivos. Actualmente estou liberto de compromissos profissionais, usufruindo a liberdade de viver como gosto e quero. Publiquei três livros intitulados: "Juntos para Sempre","Histórias de Pessoas que Decidi Divulgar" e "Viagem ao Princípio da Vida". Os dois primeiros em Portugal e o último no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

3 respostas a “JUNTOS PARA SEMPRE” (3)

  1. João Ricardo diz:

    Presumo que se trata de um romance histórico. Qualquer outra possibilidade não literária levar-me-ia a pensar que há ainda muito por denunciar (e não delatar!) neste nosso suposto jardim à beira-mar plantado…
    E fico-me por aqui.

    Gostar

  2. José Eduardo Taveira diz:

    Boa tarde, João Ricardo
    Obrigado pela sua mensagem.
    Trata-se de facto de um romance que relata acontecimentos num determinado período histórico. Se ler o 1º post encontrará qual.
    Infelizmente, pelo que vamos tendo conhecimento, a sociedade actual não se tranformou positivamente, quanto aos valores e ao respeito pelos mais carentes.
    Para que fique com uma ideia da história deste romance, transcrevo a sinopse, publicada no livro.
    Sempre que me queira contactar para comentar o que vai lendo, estarei à sua disposição. Um abraço.
    SINOPSE

    “Juntos para Sempre” conta a história de Maria que, após ter nascido, foi abandonada à porta de um Orfanato dirigido por um grupo austero de freiras.
    Parte da sua vida foi vítima de maus-tratos e humilhações.
    No entanto sonhava ser livre e feliz como as outras raparigas que ela observava através das janelas gradeadas e que passeavam na rua, sorridentes e sem destino.
    Quando se sentiu mulher, planeou a fuga para a liberdade, não para ir ao encontro de alguém, mas apenas de si mesma.
    Este desejo levou-a a sofrer situações dolorosas. Mas a sua força anímica não a fez desviar dos objectivos que traçou: trabalhar, ter uma casa e família.
    Maria vai combater todas as adversidades. Quer sair vencedora da tremenda teia de interesses obscuros, vinganças, invejas e traições em que foi envolvida.
    Ela, que não tinha nada de seu!
    Terá Maria conquistado o direito a ser feliz?

    Gostar

  3. João Ricardo diz:

    Muito obrigado pela sua atenção, José Eduardo. Decerto lerei com atenção os textos que me indicou. Aos poucos, vou retomando o contacto com uma realidade que já conhecia (a do ciberespaço), mas que em poucos anos evoluiu incomensuravelmente.
    Cumprimentos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s