Crónicas da Brilha – “E porque não ir ao teatro?”

Há alturas em que apetece desligar todos os aparelhinhos que nos consomem a atenção e nos fazem ver a vida a duas dimensões.

Apetece-nos cor, sentimentos à flor da pele, viver ou reviver histórias de agora, histórias de outros tempos, universais ou só nossas. E porque não ir ao teatro?

Houve tempos em que a vida não se fechava dentro de uma caixa mono ou policromática, em que o espectáculo funcionava como um encontro entre o público e deste com os actores.

Do lado de lá da cortina, meses de trabalho e dedicação (ou mesmo algum sofrimento e angústia) para proporcionar ao espectador algumas horas de espectáculo.

Nenhum detalhe passa despercebido e o seu veículo último o corpo e a mente do actor que pisa o palco com toda a sua vida interior.

A mão que move a luz em sintonia com os passos sobre o palco de madeira, novo ou imemorialmente pisado, em instantes breves mas imortais em que se faz arte ao passo que se transmite uma mensagem.

Quem se senta não esquece nunca mais a intensa realidade de quem nos fala do lado de lá, um ser humano, tangível, que nos transporta com a sua voz e o seu gesto para o imaginário do autor.

Na verdade, o teatro empresta-nos sonhos intemporais, seja ele amador ou profissional.

Há nomes que nos ficam de tantos quantos pisaram os nobres palcos nacionais e que sentimos mais nossos do que se nos espiassem por de lá da caixa multicolorida que temos nas nossas salas. Viveram do encontro, dedicaram-se às palavras.

Não encontramos nunca esta partilha imediata, este falar de coração a coração na multiplicidade de caixas e outros dispositivos afins com que preenchemos as nossas vidas.

Experimentemos desligá-los por momentos e ir verdadeiramente ao encontro dos outros, afinal, até se faz bom teatro em Portugal.

Ana Brilha

http://intermitenciasdaescrita.wordpress.com/

Fonte: http://www.armazemdeideiasilimitada.blogspot.com

 

Anúncios
Nota | Esta entrada foi publicada em Opiniões, testemunhos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s