O Futuro requer mentes abertas

Palas Antolhos-contra-cola

http://www.materiaincognita.com.br/universidade-combate-cola-nas-provas-com-o-uso-de-antolhos/#axzz31upIakci

“Como o Futuro é incerto então o Presente devia ser a aplicação de um Futuro analisado e raciocinado com antecedência.

Vejamos o que se está a passar com as questões das alterações climáticas. Muitos ainda estão a debater se são reversíveis ou não, quando a maioria dos cientistas afirma que estas alterações são irreversíveis e que o Futuro será afetado por elas. Será que a Humanidade está condenada a desaparecer pela ilusão do conhecimento? Ou, será que estamos desfocados do que na realidade é mais importante para o Futuro do Homem?

O problema com o Futuro é que a maior parte da incerteza advém das atitudes e comportamentos do Homem o do seu modo de agir e não do que se conhece como previsível.

Relembro uma citação de Stephen Hawking que vem a propósito deste tema: “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento.”

O Futuro requer Pessoas atentas a uma multiplicidade de fatores mas focadas nessa realidade temporal que nos conduz mais longe no tempo. Com uma mente aberta à evolução do mundo e suas projeções, direcionadas ao Homem que há-de vir com um sentido de Humanidade.

É neste sentido de Homem atento e focado no Futuro que o mundo de hoje e de amanhã está necessitado. (http://saalmeida.wordpress.com/)

No seu mais recente livro, intitulado “Foco”, Daniel Goleman (2014) mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter FOCO.

?????

Segundo o autor do best-seller “Inteligência emocional”, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.

Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano.”

Plenamente de acordo com esta afirmação. No entanto, considero que o foco não pode estar no sucesso. O sucesso é uma eventual consequência do foco, empenhado e dedicado, no objetivo.

O Futuro requer cuidado na sua caminhada, não pode estar sujeito a obstinações desfocadas do coletivo. O Futuro não é o sucesso de cada um de per si mas o Sucesso do Coletivo, porque se for o sucesso de cada um de per si, como vamos convencer as Pessoas que estão a ir pelo caminho errado?

A meu ver o Foco obsessivo no objetivo pode representar falta de equilíbrio e de atenção ao que está à volta deste mesmo objetivo. Apesar de estarmos focados na matéria mais importante, não significa que não tenhamos em consideração algumas matérias acessórias que vão dar corpo ao objetivo principal.

Continuo a ser um defensor do equilíbrio dinâmico em todas as matérias que se relacionam com o Futuro, pois considero que só assim saberemos ajustar os avanços, com alguns recuos, sem desvirtuar o objetivo essencial – o HOMEM inserido na BIOSFERA com uma VIDA e um FUTURO SUSTENTÁVEIS.

Existem muitas matérias (vícios de atitudes e comportamentos) a corrigir, consequência de muitos avanços tecnológicos exponenciais e de uma evolução civilizacional sem foco num Futuro Coletivo Sustentável. Estou a falar da geração, incorretamente apelidada, de 3D: DISPERSA, DESFOCADA E DISTRAÍDA.

Esta é uma das consequências de uma Educação desatenta da evolução das realidades que gerou ‘exércitos’ de jovens atentos às multitarefas, criativos, mais inteligentes e a sonhar com o sucesso, mas sem uma orientação de confiança no Futuro. Uma geração focada no consumismo, na obsolescência programada e na falta de perspetiva de Futuro laboral.

“Mas o facto é que uma pessoa a quem se atribui a alcunha de “multitarefa” não faz várias coisas ao mesmo tempo, mas um pouco de cada, com múltiplas interrupções e nenhum foco ou profundidade.” – Luís Vabo.

É por esta razão que não nos podemos admirar do aumento significativo da Indiferença e da Arrogância que a meu ver resultam de todas as estratégias ‘massivas’ desfocadas do Futuro do Homem.

O consequente aumento das realidades virtuais e uma carência de Valores Humanos veio ajudar a esta grande desfocagem do importante e essencial numa Civilização – O HOMEM.

Tenho de reconhecer que aqui a ilusão do conhecimento funcionou na perfeição. Pois muitos responsáveis admitiram que tinham um conhecimento profundo do Homem, o que veio a revelar-se um erro geracional. Espero que seja possível corrigir este erro com sabedoria, determinação e foco no Futuro.

O Futuro requer mentes abertas, conscientes e focadas constantemente no depois, nas consequências, tendo avaliado convenientemente os riscos. Esta é a maneira de desfrutarmos um Presente em Paz e Segurança. Não devemos confundir Paz e Segurança com acomodamento, pois este é um dos comportamentos que inibe a Mudança necessária.

Qual a razão que prevalecerá, a do sucesso efémero ou a do sucesso que nos incentiva a TODOS a caminhar para um Futuro Coletivo Sustentável?”

Alfredo Sá Almeida                                                                                17 de Maio de 2014

Anúncios

Sobre saalmeida

Alfredo Sá Almeida possui formação académica e científica em Bioquímica e Biotecnologia, com especialização na indústria alimentar. . Interessou-se desde muito cedo pela Química e a atividade laboratorial, que acabaria de marcar decisivamente o seu percurso. . Primeiro, ligado à investigação pura, numa área da bioquímica do sistema nervoso central, no Instituto Gulbenkian de Ciência, e, posteriormente, ligado à investigação aplicada na área da bioquímica e metabolismo das leveduras, numa Empresa Cervejeira. . A subsequente formação em Gestão conduziu-o aos meandros da Gestão Logística a nível Nacional, também, nessa Empresa Cervejeira. Após a sua saída dedicou-se, de modo independente e empreendedor às áreas da formação, estudo e consultoria, com uma breve passagem pelo estrangeiro como Diretor de Vendas e Marketing e Gestor Regional de Vendas para a América Latina e Portugal, de uma Empresa Belga. A sua dedicação à formação e consultoria continuou. Em 2010 decidiu encerrar a empresa que criou em 2005 (SÁ ALMEIDA – Consultoria Empresarial, Unipessoal, Lda.) por falta de oportunidades de negócio. Desde então tem-se dedicado à formação e a escrever sobre matérias que sempre o envolveram e interessaram profundamente. . A crise atual, de caráter Financeiro, Político e de Valores, estimulou-o a escrever os seus pensamentos sobre o modo como encarou e encara o Futuro do Homem e da Humanidade. A indignação deu lugar à criatividade e a uma focagem profunda nos desígnios e Responsabilidades do Homem e dos seus Valores. Em 2013 publicou o seu primeiro livro “O Homem e o Futuro” (http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/o-homem-e-o-futuro/9789898413864/). . Ainda nesse ano, começou a desenvolver textos e palestras sobre o tema “Despertar para o Futuro” que culminaram em 2014 com a publicação deste seu segundo livro (http://www.amazon.com/Despertar-para-Futuro-essência-Portuguese/dp/150281224X/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1425842673&sr=8-1&keywords=despertar+para+o+futuro). . Mas o Futuro está em expansão constante e novas ideias estão a surgir para o desenvolvimento de novos temas, mantendo o foco principal no Homem e na Vida.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s