Crónicas da Brilha: O segredo de ser feliz.

 

O segredo de ser feliz.

 
Mais um ano se passou. Cheio de caixas de cartão, papel de embrulho, uma gripe, idas à praia, ao campo, reencontros com amigos de cá e de lá e a imensa alegria de plantar um bosque e vermos amiudadamente o sorriso de uma criança.

Quando os dias passam não sentimos que tenhamos feito verdadeiramente algo de grande, de significativo, mas o que é certo é que estes pequenos instantes nos enchem o coração.

Há dias, um encontro casual, um amigo que há muito não via, fez-me uma das suas perguntas habituais: – És feliz? – disse.

– Que raio de pergunta incómoda! – pensei, por momentos, para comigo.
A maioria das vezes perguntam-nos se estamos bem, o que estamos a fazer, indagam sobre as nossas realizações recentes para o nosso interlocutor poder medir pela sua própria bitola a percentagem da nossa felicidade. Mas esta pergunta não, acertou-me em cheio no fundo do peito e fez-me colocar a mim própria a pergunta que nunca tinha feito: Sou feliz?

Por instantes a minha mente ficou em branco, deixou de ser uma variável o que faço diariamente, se atingi ou não os objetivos que imponho a mim própria, os sonhos que realizei ou não, as coisas que adquiri, o que deixei por fazer. Fiquei a sós comigo e com o meu coração.

O que vi foram as nossas pegadas na areia, os pássaros nos ramos altos das árvores a chilrear por entre os raios de sol, a descoberta de cada dia, as mãos cheias de bagas vermelhas e os bolsos de pedras e sementes.

Durante este ano, durante esta vida, mais não fizemos do que descobrir pegadas e fazer pegadas e que é, no fundo, a única coisa que se pode fazer por aqui.

Então ouvi o teu riso, como água de uma fonte, e que faz tudo o resto valer a pena. Com um sorriso nos olhos fitei muito séria o meu amigo e sorri-lhe.
 

Ana Brilha

Anúncios
Nota | Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s