JORGE AMADO – CEM ANOS – HOJE NO BRASIL

No dia 10 de agosto, data do nascimento do autor, a Fundação Casa de Jorge Amado contará com uma programação especial. Às 15h, nas escadarias da instituição, os músicos paulistanos Juçara Marçal e Kiko Dinucci interpretarão canções inspiradas na obra de Jorge, numa apresentação preparada especialmente para a ocasião. O evento é uma parceria entre a Companhia das Letras – editora que publica, desde 2008, os livros do escritor no Brasil – e a FCJA.

No show, serão apresentadas canções com letra de Jorge Amado, além de músicas que fizeram parte da trilha de filmes e novelas baseadas na obra do autor. Entre elas, É Doce Morrer no Mar, composta por Jorge Amado e Dorival Caymmi, Cantiga de cego, interpretada por Caymmi e tema da novela Terras do Sem Fim (1966 / TV Tupi); e Alegre Menina, poema musicado por Dori Caymmi.

A dupla também interpretará Caravana, melodia de Geraldo Azevedo com letra de Alceu Valença, que marcou a trilha da primeira versão televisiva de Gabriela. O romance Jubiabá será homenageado com a canção homônima composta por Gerônimo, músico baiano que fez sucesso nacional com a música É D’Oxum, trilha da novela Tenda dos Milagres também inspirada em obra de Amado. Estará ainda no repertório uma composição que importa um olhar da África para a Bahia de Jorge Amado, Poema da Farra, do angolano Ruy Mingas, sobre Antônio Balduíno, um dos primeiros heróis negros da literatura brasileira. Em diálogo com as músicas ligadas diretamente ao escritor, composições e parcerias de Kiko Dinucci completam o setlist.

Ainda no dia 10 de agosto, após a apresentação musical, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), em coedição com a Casa de Palavras, da Fundação Casa de Jorge Amado, realizarão o lançamento do livro Jorge Amado e a sétima arte, de Bohumila S. de Araújo, Maria do Rosário Caetano e Myriam Fraga (Org.), às 18h.

Um híbrido entre trabalho acadêmico e livro de depoimentos, Jorge Amado e a sétima arte contém diversos relatos sobre a relação do escritor baiano com o cinema. Conta com declarações e entrevistas com autores, cineastas, atores, roteiristas e diretores, além de bibliografia e filmografia completas, reunindo um rico material sobre Amado. José Calasans Neto, Guido Araujo, Walter da Silveira, Sonia Braga, Maria do Rosário Caetano e João Carlos Sampaio são alguns dos nomes que contribuíram com textos, ensaios, depoimentos e entrevistas. Antes do lançamento, haverá também uma palestra de Guido Araújo sobre o cinema e a obra do escritor baiano.

Fundação Casa de Jorge Amado

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre José Eduardo Taveira

Nasci no Porto. Trabalhei em diversas empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos directivos. Actualmente estou liberto de compromissos profissionais, usufruindo a liberdade de viver como gosto e quero. Publiquei três livros intitulados: "Juntos para Sempre","Histórias de Pessoas que Decidi Divulgar" e "Viagem ao Princípio da Vida". Os dois primeiros em Portugal e o último no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s