A MENTE LIVRE ESTÁ EM PERIGO.

“A nossa espécie é a única espécie criativa, e tem apenas um único instrumento criativo, a mente e espírito únicos de cada homem. Nunca nada foi criado por dois homens. Não existem boas colaborações, quer em arte, na música, na poesia, na matemática, na filosofia. De cada vez que o milagre da criação acontece, um grupo de pessoas pode construir com base nela e aumentá-la, mas o grupo em si nunca inventa nada. A preciosidade reside na mente solitária de cada homem.

E agora existem forças que enaltecem o conceito de grupo e que declararam uma guerra de exterminação a essa preciosidade, a mente do homem. Através das mais variadas formas de pressão, repressão, culto, e outros métodos violentos de condicionamento, a mente livre tem sido perseguida, roubada, drogada, exterminada. E este é um rumo de suicídio colectivo que a nossa espécie parece ter tomado.

E é nisto que eu acredito: que a mente livre e criativa do homem individual é a coisa mais valiosa no mundo. E é por isto que eu estou disposto a lutar: pela liberdade da mente tomar qualquer direcção que queira, sem direcção. E é contra isto que eu vou lutar com todas as minhas forças: qualquer religião, qualquer governo que limite ou destrua o indivíduo. É isto que eu sou e é esta a minha causa. Posso até compreender que um sistema baseado num padrão tenha que destruir a mente livre, pois esta é a única coisa que pode inspeccionar e destruir um sistema deste tipo. Com certeza que compreendo, mas lutarei contra isso por forma a preservar a única coisa que nos separa das restantes espécies. Pois se a mente livre for morta, estaremos perdidos”.

John Steinbeck,  in “A Leste do Paraíso”.

Anúncios

Sobre José Eduardo Taveira

Nasci no Porto. Trabalhei em diversas empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos directivos. Actualmente estou liberto de compromissos profissionais, usufruindo a liberdade de viver como gosto e quero. Publiquei três livros intitulados: "Juntos para Sempre","Histórias de Pessoas que Decidi Divulgar" e "Viagem ao Princípio da Vida". Os dois primeiros em Portugal e o último no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

4 respostas a A MENTE LIVRE ESTÁ EM PERIGO.

  1. jacques miranda diz:

    Caro Sr. Taveira, seus posts são sempre maravilhosos. Parabéns pelo bom trabalho.
    Jacques Miranda – Brasil
    http://www.jacquesmiranda.com.br

    Gostar

    • José Eduardo Taveira diz:

      Caro amigo Jacques Miranda

      Muito obrigado pelo seu gentil comentário. Considero importante divulgar textos de referência dos grandes escritores. Já curti o seu blog. Um grande abraço.

      Gostar

  2. jsola02 diz:

    Caro Taveira: se Steinbeek volta-se à vida a partidócracia e o capital punham-lhe uma mordaça, atavam-lhe um peso aos pés e o atiravam ao mar. O mundo da decência morreu, viva o soberano dinheiro, o negócio e a escravatura dos seres humanos, todos, cultos ou incultos, doentes ou sãos! Eu concluo que não vale a pena continuar, o que não quer dizer que me vou juntar aos porcos; vou-me findar aí por um canto, com uma mordaça na boca…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s