Um regresso ao liceu

O tempo passa, apesar de nos parecer que cada dia apenas se sucede a um outro. Foi hoje que, no âmbito das comemorações do dia de São Valentim, fui falar de amor ao Liceu de S. João do Estoril em cujos corredores, à distância dos muitos anos que nos separaram, recordei com saudade a adolescente que fui, os primeiros ensaios da escrita e da vida.

Num dia em que se celebra e lembra o amor fui falar do “Diário de uma paixão monologada” a jovens que se encontram agora a descobrir, ou a redescobrir à sua maneira, o que é isto de amar outra pessoa, coisa difícil, intrincada, para que nem os nossos pais nos sabem dar manual de instruções.

Quanto a mim, o amor é indecifrável, é algo que não explica, não se decanta, não se racionaliza. Existe ou não, demonstra-se ou não, consoante o espírito que o sente seja mais ou menos afoito.

Ficou-me a pergunta de se já não se ama como antigamente, no tempo em que os poetas perseguiam as musas e elas se deixavam desmaiar, ou apanhar, nos braços dos poetas.

O amor é o mesmo, nós é que somos outros. Esquecemo-nos de respirar, de parar, de sentir o instante, de ficar nesse abraço que esquece lá fora o frio e a vida e as rotinas e as preocupações do trabalho e dos relatórios que ficaram por fazer e por entregar.

Apesar de todos os dias, cada dia da nossa vida, ser um propósito para relembrar ao outro que o amamos e que o escolhemos como companheiro de vida e de aventuras, ao menos hoje, esqueçam o relógio e lembrem esses primeiros instantes de enamoramento que estão lá, sempre que os quisermos evocar.

 

Ana Brilha

www.intermitenciasdaescrita.wordpress.com

Esta entrada foi publicada em Notícias, eventos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.