DÁ PARA ACREDITAR !

Um comunicado divulgado pela administração da Imprensa Nacional- Casa da Moeda e a direcção do Grupo Almedina, assinado por ambas as empresas, informa que será possível a reabertura da Livraria Camões, no Rio de Janeiro, durante o primeiro semestre deste ano.

Refere ainda o comunicado:

– “ A Livraria Camões será reaberta com um novo modelo de funcionamento. O encerramento, nos moldes actuais, verificar-se-á, como anunciado, no próximo dia 31 de Janeiro, cessando, deste modo, a operação directa da INCM no mercado brasileiro. Nos termos do acordo celebrado, o espaço da Livraria vai ser remodelado e dotado de novas funcionalidades, cabendo, a sua exploração ao grupo Almedina e à INCM a disponibilização do espaço. A INCM e o grupo Almedina assumem ainda a intenção de estudar parcerias de âmbito editorial com vista à edição no Brasil de ambos os catálogos, criando-se desta forma condições para reforçar a presença da cultura e da língua portuguesa no Brasil.”

 

 O que é o Grupo Almedina?

Em 1955, Joaquim Machado abre, em Coimbra, frente ao Arco Almedina, uma pequena livraria chamada Almedina. O sucesso obtido pelo lançamento de livros académicos, proporcionou a Joaquim Machado a oportunidade de entrar no mercado editorial.

Em paralelo ao negócio editorial, foi desenvolvendo a sua rede de livrarias, tendo como alvo os centros académicos, tais como Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.

Actualmente o grupo tem onze livrarias físicas e uma virtual.

Focalizado nos mercados da CPLP, o Grupo abre em 2005 a Almedina Brasil, em S. Paulo, estabelecendo a partir daí parcerias para os mercados de Angola e Moçambique.

 

“Sete anos de pastor Jacob servia

Labão, pai de Raquel, serrana bela;

Mas não servia o pai, servia a ela,

E a ela só por prémio pretendia”

Luís de Camões

 

 

José Eduardo Taveira

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.