Tenho o prazer de vos convidar para a sessão de autógrafos do meu mais recente livro infanto-juvenil – HÁ FESTA NO CÉU – que terá lugar na Feira do Livro do Porto no próximo domingo, dia 20, das 14 às 15:30 horas, no stand Alêtheia n° 30.
Ficarei muito feliz por poder rever, ou conhecer pessoalmente, todas(os) que aceitem o meu convite e venham à feira nessa ocasião. Aguardo a vossa visita.
Há Festa no Céu foi publicado por Sinapis editores. Quanto ao ebook respectivo, encontra-se à venda em todos os sítios da Amazon. Também disponível em versão francesa. Ambas as versões, portuguesa e francesa deste conto, foram lançadas no Salão do Livro de Genebra 2015.
Adaptada de um conto do folclore brasileiro, esta peça de teatro passa-se algures na luxuriante floresta tropical amazónica, onde existe grande alvoroço entre a passarada por causa de uma festa no céu. Que grande desilusão, contudo, para os outros animais da floresta que também gostariam de participar, especialmente para o sapo, que não compreende que animais sem asas não podem voar até às alturas do céu.
Para atingir os seus fins, o bom do nosso amigo Sapo inventa um estratagema, mas… afinal é ele que vai sofrer as consequências da sua própria brincadeira…
Neste divertido conto, todos os animais são dotados do dom da palavra, fantasia ficcional que acentua o cunho contemporâneo deste conto clássico, a que vêm dar mais colorido algumas rimas cantadas pelo coro dos animais.
As ilustrações a cores são da autoria da ilustradora luxemburguesa Andrée Staar.
Para mais informações ou para implementar um projecto de leitura, ou a representação desta peça de teatro por profissionais ou amadores, favor contactar Sinapis editores.
Sobre o carácter pedagógico das peças de teatro
As peças de teatro infanto-juvenis podem ser utilizadas como fonte de leitura na sala de aula ou em actividades depois das aulas, durante as quais os alunos não terão necessidade de memorizar os textos mas simplesmente de os ler. Não é preciso um palco, pois o espaço que existe numa sala de aula chega para o efeito. O principal objectivo neste caso são a leitura do texto e a expressão vocal e gestual. A experiência tem mostrado que crianças e jovens pouco interessados pelos livros ou que sentem por vezes dificuldades na leitura ganham confiança e gosto em ler à medida que começam a poder gerir textos de teatro (guiões) de dificuldade média.