Livros Proibidos

Francisco Louçã e Ricardo Costa iniciaram há dias o ciclo de conversas LIVROS PROIBIDOS na Biblioteca de Oeiras. Louçã tinha preparada uma apresentação pedagogicamente atractiva do romance de Steinbeck, As Vinhas da Ira.

O paralelismo em relação aos tempos que vamos vivendo era inevitável. Só por isso, terá valido esta iniciativa, pelo desabafo de alguns. Fixei as palavras da voz feminina a lembrar o Alentejo e o olhar dos trabalhadores a quem ela abria a porta de casa e dava o recado – Hoje já não há trabalho. E a noção de que o inimaginável pode muito bem acontecer, como referiu Louçã, filhos e netos não terem tido vergonha de reduzir as reformas das mães, dos pais, dos avós.

As Vinhas da Ira, obra perseguida e ainda hoje proibida nalgumas Bibliotecas dos Estados Unidos, também um pretexto para não esquecer a censura.

Muita da nossa gente não foi, felizmente, confrontada com a censura diária que dava  direito a ficar sem emprego ou na prisão. Certa geração terá vivido uma liberdade “acima das suas possibilidades”, como diria a troika e seus quarenta ladrões. Alguns nem terão ainda percebido que atrás de umas escravaturas vêm outras . Eles nem sabem da missa a metade.

 É que o inimaginável pode voltar a acontecer.

E já agora, para uma espécie de catarse, o verso que não apareceu em O Jornal de um antigo  sábado.

«(…)aquele que não entra por ser negro(…)»

No lugar das palavras, um espaço em branco.                                 

 Durante muito tempo não deixei que publicassem as minhas coisas, ainda hoje mantenho alguns muros – ninguém gosta que lhe cortem as palavras. Aos dezassete anos, a querer mudar o mundo com elas, uma desilusão bruta e selvagem.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s