“Penso que todos nós concordaremos que o Futuro é um processo dinâmico fundamental para a construção de qualquer solução que envolva a comunidade dos Seres Humanos e de todos os habitantes da Biosfera.
No desenvolvimento do tema do meu próximo livro “Despertar para o Futuro”, escrevi recentemente um texto relacionado com a “© Inteligência Global Sustentável (IGS)”, onde defendo o caráter Holístico do nosso Futuro como Seres Humanos (http://saalmeida.wordpress.com/2013/10/09/inteligencia-global-sustentavel-igs/). Mas como todos nós sabemos, um processo desta natureza requer muitas abordagens Heurísticas para podermos seguir o melhor caminho. No entanto, é essencial que neste processo de construção saibamos encontrar o Paradigma que nos ajude, aproxime e congregue na SOLUÇÃO global que melhor sirva os interesses do HOMEM e da BIOSFERA.
Esta é uma matéria que cada vez mais elementos da nossa Comunidade Global tem vindo a demonstrar interesse, criatividade, inteligência e projeção. Significa isto, que se está a criar uma dinâmica que deve envolver cada vez mais os Cidadãos do Mundo em debates sérios, pacificadores e motivadores na construção do nosso Futuro coletivo.
Eu diria que esta é uma matéria prioritária a ser realizada por ‘Mentes’ abertas ao mundo, focadas no Ser Humano, holismo-criativas (criativas duma conceção holística), cultas e tolerantes, capazes de congregar cada vez mais Seres despertos e conscientes de todos os fenómenos da evolução da espécie Humana. ‘Mentes’, que demonstrem igualmente uma competência comunicativa tal, que não se torne difícil o entendimento de matérias profundas, por natureza complexas. Ou seja, que utilizem uma pedagogia estratégica com clareza suficiente, que não deixe margem para dúvidas das intenções positivas e fieis ao Homem, que contribuam decisivamente para o BEM COMUM.
Por outro lado, todos os Professores e Políticos deste mundo deverão receber uma formação específica em matérias e metodologias de construção do Futuro.
No que concerne aos Professores, considero que são os profissionais mais importantes que contribuirão decisivamente para a Educação das Crianças e Jovens, construtores do Futuro. Já os Políticos, que se pretendam firmar no desenvolvimento das Populações, com a coerência adequada a estas realidades futuras, deverão ser Pessoas interessadas, formadas e conscientes das matérias fundamentais para o Futuro coletivo do Ser Humano.
Pode parecer uma utopia mas considero que é perfeitamente plausível de ser realizada, bastando para tal vontade Política e visão de Futuro.
Há momentos na vida do Homem, ou, da sua projetada evolução Futura, em que são necessárias ações concretas e sérias para que uma pretensa Liberdade individual não ‘atrapalhe’ o desenvolvimento coletivo de uma Comunidade, um Povo, uma Nação, um Continente ou do Planeta.
Se considerarmos estas matérias como subversivas, ou, como prejudiciais para alguns interesses económicos e financeiros instalados, então estaremos numa vertente de perda seletiva de liberdades individuais e coletivas como Seres Inteligentes deste Planeta.
“Só os líderes de calibre e integridade especiais são capazes de ver os problemas básicos que nos afetam a todos, e tendem a evitar polémicas estéreis que limitam a visão de muitos ativistas.” – Nelson Mandela.
Penso não ser necessário lembrar o quão importante se torna haver uma mudança dos paradigmas da Sociedade Global atual para os novos paradigmas do Futuro. Sobretudo, que essa mudança de paradigmas seja mais dinâmica e estes mais duradouros por serem melhor ‘desenhados’ e aplicados, por estarem em consonância com as Comunidades onde serão praticados e com a Sabedoria Universal.
Dos cerca de 160.000 anos de evolução do Homo Sapiens (cerca de 7.000 a 8.000 gerações), até aos dias de hoje, o Homem possui uma dimensão temporal de mais de um bilião de anos no Futuro (40 milhões de gerações, sem considerar um aumento muito significativo da esperança de vida do Ser Humano), antes do Planeta que habitamos começar a morrer. O Homem moderno encontra-se na sua primeira infância no desenvolvimento do seu Futuro Coletivo. No entanto, como qualquer ‘bebé’ mimado em demasia possui ‘brinquedos’ e atitudes que lhe permitem destruir o local onde mora, de modo irresponsável (pela falta de consciência e inteligência que demonstra, devido à sua tenra idade), por uma qualquer ‘birra’.
Saibamos então, ser dignos Seres Humanos e utilizar bem melhor o tempo que temos ao nosso dispor, com as atitudes e comportamentos de Seres do Futuro, com respeito pela única Biosfera que habitamos.
Mais e melhor inteligência, mais sabedoria, maior empatia, mais e melhor integração no ambiente que nos rodeia, melhor Educação fundamental e uma cada vez maior consciência de si, como Ser Humano que vive em Comunidades e como Ser Universal, são características Humanas fundamentais para um maior sucesso na construção dos Paradigmas e na aplicação dos processos Holísticos e Heurísticos que nos conduzirão a um Futuro sustentável e sustentado.”
Alfredo Sá Almeida 17 de Fevereiro de 2014