O NATAL

PAO COM MANTEIGA

“Aproximava-se a noite de Natal, naquela comunidade do Sul.

Numa azáfama incontrolável, as ruas da cidade, nessa tarde de 24 de Dezembro, estavam completamente apinhadas. Entrava-se e saia-se dos grandes armazéns ajoujados das mais variadas prendas para distribuir nessa noite ou na manhã seguinte. Sobretudo os mais novos viviam um momento de euforia procurando que os pais lhes comprassem todos os géneros de brinquedos e guloseimas. Havia nas ruas um ar de festa ouvindo-se, a sair de todas as lojas, alegres cânticos de Natal.

Ao chegar ao lar, o casal, que passara toda a tarde nas ruas centrais da cidade, nessa loucura feita de alegria e constrangimento por, afinal, não poderem comprar tudo quanto desejavam, encontrou os avós e os sobrinhos-órfãos, sentados na sala, aguardando o seu regresso. Por outro lado, os filhos rodearam-nos, febris, tentando adivinhar que presentes iriam receber um pouco mais tarde, após a ceia.

Chegadas as 10 horas da noite toda a família se sentou em volta da mesa para a refeição festiva. A mãe veio da cozinha, ajudada pelas duas avós, trazendo uma enorme bandeja que, solenemente, pôs em cima da mesa. Imediatamente toda a pequenada se lançou, com voracidade, sobre a iguaria, constituída por um robusto homem moreno, assado com batatas louras, em molho de vinho tinto da região. Os pais puseram cobro àquele assalto desordenado e dividiram, irmãmente, o homem.

A comunidade que, então, festejava o Natal, era, como já se aperceberam, uma comunidade de perus.”

 

Nota: Este texto está incluído no livro “Pão Com Manteiga”, publicado em 1980. São seus autores: Bernardo Brito e Cunha, Carlos Cruz, Eduarda Ferreira, José Duarte, Mário Zambujal e Orlando Neves.

 

Anúncios

Sobre José Eduardo Taveira

Nasci no Porto. Trabalhei em diversas empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos directivos. Actualmente estou liberto de compromissos profissionais, usufruindo a liberdade de viver como gosto e quero. Publiquei três livros intitulados: "Juntos para Sempre","Histórias de Pessoas que Decidi Divulgar" e "Viagem ao Princípio da Vida". Os dois primeiros em Portugal e o último no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

2 respostas a O NATAL

  1. M. Conceição da Silva Ferreira diz:

    É importante dar a conhecer os textos de alguns autores e pôr o público a ler!
    Ler faz bem à alma e espírito.
    Maria

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s