– “Dizem mal de tudo com uma insinceridade genial. Os Portugueses são a gente mais insincera que há. Por isso são raramente grandes artistas.”
Agustina Bessa Luís
– “O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo.”
Fernando Pessoa
– “O costume português é deixar-se tudo em palavras mas palavras que são bolas de sabão deitadas ao ar para distrair pequeninos de seis anos.”
Florbela Espanca
– “É espantosa a tendência do português para a promiscuidade! Chega a umas termas, senta-se, volta-se para o vizinho da direita e, sem dizer água-vai, conta-lhe a vida.”
– “Em Portugal, as pessoas são imbecis ou por vocação, ou por coacção, ou por devoção.”
Miguel Torga
– “Eu gosto desta terra. Nós somos feios, pequenos, estúpidos, mas eu gosto disto.”
António Lobo Antunes
– “O Português é indeciso e inquieto, como as nuvens em que as suas montanhas se continuam e as ondas em que as suas campinas se prolongam.”
Teixeira de Pascoaes
– “Em todas as evoluções da arte, nós (portugueses) nunca aproveitamos com os princípios, e ficamos sempre com os maneirismos.”
– “Eu já decidi que – «forretice», para nós outros portugueses, é ainda a única virtude que podemos cultivar com proveito. O único meio de ser feliz é ser independente – e o único meio de ser independente é ser forreta.”
Eça de Queirós
É?!? Pois É.
O porTUGAuês é assim… um(a) Pessoa… um poeta…
Viram o filme Conversa Acabada? É.
Conversa Acabada é um filme que retrata essencialmente, a vida e obra de Fernando Pessoa. É um filme melancólico, muito bem elaborado na perspectiva da sua personagem principal, pois Fernando Pessoa foi, várias personalidades e todas elas partilhavam dessa mesma melancolia.
É a descrição da tristeza duradoura de uma das mentes mais brilhantes do século XX, em que reflecte toda uma acelerada evolução acumulada e vivida naquele tempo, e o que nos ensina a reflectir sobre o que é essencial à humanidade para a obtenção da felicidade.
Neste caso concreto, uma mente destas, encarcerada, dá muitas voltas ao mundo, o que não será frutuoso para a grande maioria das pessoas. Pois elas nascem e vivem num só lugar e são muito poucas as que conseguem alcançar a felicidade numa dimensão tão vasta como é o nosso globo terrestre. Há quem saia do perímetro global, mas esses são os lunáticos.
Fernando Pessoa foi um ente extremamente enclausurado na sua meditação, e como foi sempre, um ser altamente lúcido e controlado, deixou-nos um testemunho documentado, incrivelmente detalhado, dando-nos a entender em como o ser humano é um animal de hábitos sedentários e limitado ao seu meio ambiente natural.
Aqui, neste filme, João Botelho cineasta dotado de uma visão profunda e conhecedor de sentimentos profundos, consegue-nos transmitir a Alma Pessoana, tentando demonstrar sua identificação com o personagem da obra visada.
Fernando Pessoa é só mais um, dos muito poucos, verdadeiros poetas pensadores da história da humanidade. Um humanista quase perfeito e de uma extrema lucidez enclausurada. Um filósofo. “UM”* Português…
* – … e há muitos por aí…
B)’iL
P.S. – … de que é que estão à espera!?!
GostarGostar
P de Português… P de Poeta… “P”ois É!…
GostarGostar
Pois É… soa a Pois’Zé… n’É?*…
* – abreviatura de “na’É”?… de não É?… ‘toinos**
**Antónios
P.S. – lol
GostarGostar
… opsss, desculpem… **Anónimos…
GostarGostar
Excelentes observações. Cumprimentos.
GostarGostar