NÓS, PORTUGUESES, PORQUE SOMOS ASSIM?

“Dizem mal de tudo com uma insinceridade genial. Os Portugueses são a gente mais insincera que há. Por isso são raramente grandes artistas.”

Agustina Bessa Luís

“O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo.”

Fernando Pessoa

“O costume português é deixar-se tudo em palavras mas palavras que são bolas de sabão deitadas ao ar para distrair pequeninos de seis anos.”

Florbela Espanca

“É espantosa a tendência do português para a promiscuidade! Chega a umas termas, senta-se, volta-se para o vizinho da direita e, sem dizer água-vai, conta-lhe a vida.”

“Em Portugal, as pessoas são imbecis ou por vocação, ou por coacção, ou por devoção.”

Miguel Torga

– “Eu gosto desta terra. Nós somos feios, pequenos, estúpidos, mas eu gosto disto.”

António Lobo Antunes

“O Português é indeciso e inquieto, como as nuvens em que as suas montanhas se continuam e as ondas em que as suas campinas se prolongam.”

Teixeira de Pascoaes

“Em todas as evoluções da arte, nós (portugueses) nunca aproveitamos com os princípios, e ficamos sempre com os maneirismos.”

– “Eu já decidi que – «forretice», para nós outros portugueses, é ainda a única virtude que podemos cultivar com proveito. O único meio de ser feliz é ser independente – e o único meio de ser independente é ser forreta.”

Eça de Queirós

Anúncios

Sobre José Eduardo Taveira

Nasci no Porto. Trabalhei em diversas empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos directivos. Actualmente estou liberto de compromissos profissionais, usufruindo a liberdade de viver como gosto e quero. Publiquei três livros intitulados: "Juntos para Sempre","Histórias de Pessoas que Decidi Divulgar" e "Viagem ao Princípio da Vida". Os dois primeiros em Portugal e o último no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

5 respostas a NÓS, PORTUGUESES, PORQUE SOMOS ASSIM?

  1. É?!? Pois É.
    O porTUGAuês é assim… um(a) Pessoa… um poeta…
    Viram o filme Conversa Acabada? É.

    Conversa Acabada é um filme que retrata essencialmente, a vida e obra de Fernando Pessoa. É um filme melancólico, muito bem elaborado na perspectiva da sua personagem principal, pois Fernando Pessoa foi, várias personalidades e todas elas partilhavam dessa mesma melancolia.

    É a descrição da tristeza duradoura de uma das mentes mais brilhantes do século XX, em que reflecte toda uma acelerada evolução acumulada e vivida naquele tempo, e o que nos ensina a reflectir sobre o que é essencial à humanidade para a obtenção da felicidade.

    Neste caso concreto, uma mente destas, encarcerada, dá muitas voltas ao mundo, o que não será frutuoso para a grande maioria das pessoas. Pois elas nascem e vivem num só lugar e são muito poucas as que conseguem alcançar a felicidade numa dimensão tão vasta como é o nosso globo terrestre. Há quem saia do perímetro global, mas esses são os lunáticos.

    Fernando Pessoa foi um ente extremamente enclausurado na sua meditação, e como foi sempre, um ser altamente lúcido e controlado, deixou-nos um testemunho documentado, incrivelmente detalhado, dando-nos a entender em como o ser humano é um animal de hábitos sedentários e limitado ao seu meio ambiente natural.

    Aqui, neste filme, João Botelho cineasta dotado de uma visão profunda e conhecedor de sentimentos profundos, consegue-nos transmitir a Alma Pessoana, tentando demonstrar sua identificação com o personagem da obra visada.

    Fernando Pessoa é só mais um, dos muito poucos, verdadeiros poetas pensadores da história da humanidade. Um humanista quase perfeito e de uma extrema lucidez enclausurada. Um filósofo. “UM”* Português…

    * – … e há muitos por aí…
    B)’iL

    P.S. – … de que é que estão à espera!?!

    Gostar

  2. P de Português… P de Poeta… “P”ois É!…

    Gostar

  3. Pois É… soa a Pois’Zé… n’É?*…

    * – abreviatura de “na’É”?… de não É?… ‘toinos**

    **Antónios

    P.S. – lol

    Gostar

  4. … opsss, desculpem… **Anónimos…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s