Orlando Nesperal: As Virtudes da Mente

Depois de algum interregno volto, a dar noticias como vai chegando ao público em geral o livro “As Virtudes da Mente”, não devo dizer  que é sucesso, mas é bem recebido por pessoas que estão interessadas e motivadas em querer modificar um pouco das suas vidas.

A sessão de autógrafos em Cernache do Bonjardim no Atelier Túlio Vitorino, teve algumas pessoas que se disponibilizaram para estar um pouco com o autor do livro, e bem assim a Rádio Condestável também se fez representar, gravando uma reportagem para ser posta no ar no dia 28.11.2011 o que aconteceu. Foi de realçar a grande novidade, para mim claro, muita gente local, ainda não conhecia aquele espaço cultural da Freguesia. Por esta razão, valeu esta iniciativa.

Para que o mundo das letras tenha alguma importância nas regiões interiores é necessário muitas acções deste tipo, em que pequenos autores dispersos, e sejam desta região deviam levar às suas origens estes singulares eventos para pouco a pouco as populações que ali se fixaram poderem participar em maior número e sobretudo estar próximas, dos autores que são tão iguais e simples como qualquer rural.

A mudança nos nossos dias é importante, tempos já pouco espaços verdes até no interior se verifica falta de plantas, e pessoas estão a ficar umas com mais idade e pouca vontade  de se exporem perante outros mostrando a sua própria cultura  natural. Reside um défice  muito grande de iniciativa de inovar e criar algo mais para além do que é banal ou repetitivo. Com o livro as Virtudes da Mente, que foi espalhado fiquei crente que poderá  produzir efeitos nas pessoas, não ficando espectadas, à espera de que alguém faça, quando nada se faz senão for cada um ir fazendo alguma coisa.

Mesmo assim estou feliz por ter levado esta iniciativa a um lugar, onde tem no seu brasão dois livros,  eu não serei mais do que um dos rostos que está por traz de um deles.

Orlando Nesperal

Advertisements

Sobre orlandonesperal

Autodidacta, futurólogo, tendo como o principio, que a mente é o local donde nasce o mundo novo. Ao controlar os pensamentos está a controlar o seu destino.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

25 respostas a Orlando Nesperal: As Virtudes da Mente

  1. os cernachenses devem estar orgulhosos de pessuir talentos inconfundiveis que se apaixonam pelo seu historico torrão porque na vida ha apenas uma só virtude inegável não ha maior cego do que aquele que não quer ver mesmos com olhos bem abertos ser bairrista não se faz nasce com o comportamente de cada cidadão.alega com justa causa um modesto conterrãneo………………

    Gostar

  2. Amigo Silvino Ramos
    As palavras que utilizou são por mim recebidas, como se fosse um “Prémio Nobel”, a sua humildade e vontade em levar o mais difícil para a frente, só é pertence àqueles pioneiros que abrem caminhos na montanha ora de rocha dura ora de florestas virgens. Nesta luta está o meu amigo. Tenho a dizer que é necessário haver uma atitude de coragem, … fiz pouco mas se cada um fizesse outro tanto, a interioridade não seria uma desgraça, mas uma alegria de viver e conviver com o mundo rural.

    Gostar

  3. amigo e bom colega.a tua frontalidade e a tua coragem são apenas proveitos do próprio .porém encentivo-te para que não pares ,no mundo que nos rodeia ,e mostra ao mesmo que as pessoas humildes tambem são capazes de tornar o mesmo mais pacífico e ordeiro abraço a tua paixão pois tambem me faz felis na sociedade que convivo. felicidades.

    Gostar

  4. vivo ha mais de seis décadas sonhando com um mundo melhor,cultivando acções que não tem preço.só espero e desejo que um dia haja um reconhecimento gratificante e solidário que me digam apenas um obrigado c um anónimo

    Gostar

  5. o autor usa como sempre a sua modestia pessoal….diz que não pode dizer que foi um sucesso. mas de acordo com os leitores que contatei foi muito mais que isso.foi extraordinario e exemplar sobretudo para aqueles mais iilustres .que o imparável orlando nesperal….um leitor atento.

    Gostar

  6. as boas acções nunca podem nem devem associarem-se á vaidade …de quem as pratica …mas o bom observador tem todo o direito de as comentar sem exageros,e colocá-las no lugar que tais gestos são credores …porque os mesmos honram quem os pratica ..cativam e valorizam as nossas origens um amante da leitura………….

    Gostar

  7. lutar pela terra que me viu nascer…..ando á cerca de duas décadas a ouvir opiniões sugestões criticas e algo mais….mas a tarefa que me foi confiada valoriza e enriquesse o torrão que me foi berço,o amor a ela vale para mim muito mais que a fortuna e é com essa finalidade que gosto ser voluntario defendendo os interesses de toda a extensa freguesia como coloborador do jornal -a comarca da sertá-o que faço com dedicação dinamisto e insenção …..ainda mais feliz sou quando os nossos representantes,em particular o pelouro da cultura da sertá,me confia a vigiláncia e a recepção dos ilustres vesitantes do emblemático attlier tullio vitorino……..porque as boas acções não se negoceam conquistam-se um cernachense anónimo

    Gostar

    • Amigo, estou contigo neste mundo onde cada vez mais se foge das acções feitas apenas pela dedicação que colocamos à nossa terra, Cernache do Bonjardim. É muito mais fácil estar em qualquer lado criticando sem nada realizar, e se realizam claro que é só para receber a remuneração. Tive já a oportunidade de afirmar que está no lugar certo, não deixando estar as portas fechadas a quem queira fazer uma visita. Por mim o meu obrigado pelo serviço que tem prestado a Cernache do Bonjardim. Ao se colocar no lugar do nosso muito querido conterrâneo: Mário Cercal, nas suas crónicas na Comarca da Sertã.
      Quero levar ao conhecimento do meu amigo, que já iniciei mais um trabalho, agora sim ; inteiramente ligado a nossa terra. Terá por titulo “A Academia,” e irá narrar muito do que era Cernache do Bonjardim, nos anos 50/60 e um pouco dos anos 70, do século passado. Quando voltar aí quero que o meu amigo leia a primeira parte, pois já se encontra escrita. Quem sabe se não me irá dar uma ajuda, dado estar a fazer um trabalho essencialmente de memória. ….sempre em prol da cultura!
      Orlando Nesperal

      Gostar

  8. sencibilizado fiquei com a tua encentivação …mais ainda estou com a tua coragem querer e coragem conta comigo sempre e tanto como me for possivel um abraço dos cernachenses com quem estoui

    Gostar

  9. desejo um novo ano pleno de fraternidade saude e paz para todos os que me rodeiam nesta vida terrena….mas fico triste muito triste nesta quadra os cernachenses não viram a sua tradicional iluminação natalicia porque quando a autoridade é evitade nisso o povo tem razão quando refere que mudam-se os tempos mas voltam as tempestades pobre vila cada vez estas maia carenciada ate no aspecto visual…disse e repete um cernachense

    Gostar

  10. esperamos todos por dias melhores para castigo já basta portante toca a comer e contar com outro dia que pode ainda chegar amanha disse um anónimo

    Gostar

  11. a vida e o mundo seria diferente se nós todos fossémos iguais mas nesta vida terrena só há duas igualdades no nascer e no morrer..tentamos todos mas todos mesmo sermos cada vez mais parecidos …….pelo menos no comportamento da nossa sociedade.

    Gostar

  12. silvino ramos diz:

    gostava de saber se o meu grande amigo já iniciou o seu trabalho manuscrito que os cernachenses ambiciosos tanto anseam de ver com a brevidade do possivel um abraço fraterno do amigo defensor do nosso torrão.

    Gostar

    • Amigo, Silvino Ramos
      Em boa verdade o manuscrito está muito próximo do fim, o que me leva a dizer que está mais demorado, apenas pela falta de tempo para escrever. Infelizmente o cansaço tem sido algum e estou a sentir algum desgaste. Fica prometido quando voltar a Cernache levo cópia de algumas páginas para o meu amigo dar uma opinião se aquilo tem algum jeito.
      Orlando Nesperal

      Gostar

  13. silvino ramos diz:

    antigo e leal amigo não te tenho esquecido de forma alguma…..mas os meus cumpromissos na sociedade que assumi tiram-me o sono…devo acrescentar que a vida continua muito embora a passo lento tal como eu que vou andando devagar apesar da minha pressa diz alguma coisa na tua pagina que me disponibilizaste um abraço até breve

    Gostar

  14. sramos diz:

    fiquei sencibilizado pelos louváveis dados fornecidos o meu dever é encentivalo a finalizar esse elogiado manuscrito que lhe cabe inteiramente a si quanto a pretendida opinião desde já o felecito porque tenho a certeza que não erra uma virgúla,quanto ao resto que me pede acrescento-lhe que me cabe dizer-lhe que um modesto aluno como eu nunca pode nem deve ensinar um credenciado professor da escrita contemporãnea..um forte abraço meu grande amigo de escola e saudações familiares até breve.

    Gostar

  15. silvino ramos diz:

    ja la vão tempos passados que nao conversamos .aparece meu caro amigo orlando um abraço do amigo silvino ramos.

    Gostar

  16. silvino ramos diz:

    nesta tua e nossa terra a vida não está famosa,mas não deixa de estar bem…mal e muito mal continua a saúde na freguesia que está cada vez mais doente……..a espera de dias melhores ..

    Gostar

  17. silvino ramos diz:

    vila volta a ter cerimónias do feriado muinicipal .num ambiente frágil e doentio.o caso é simples de explicar.repete-se uma segunda prova de caminhada em direcçao á sertá.isso não é grave mais grave é que está previsto o seu inicio quinze minutos antes do momumento ao condestável ficar ali deserto sem,alma viva..pobre s.nuno der santa maria..que até os cernachenses não comungam na mesma mesa.muitos conterraneos não gostaram de lér o que viram e perguntam quem são os rersponsáveis dessa forte indignação.afinal cernache do bonjardim já não é o que era. friza um punhado de cernachenses de várias gerações……………e esta heim………….

    Gostar

  18. silvino ramos diz:

    de acordo com inumeros cernachenses as cerimónias di feriado municipal.nao foram só para criticar.tambem tiveram momentos .que os filhos da terra abraçam.o invulgar desfile-algumas colectividades deram o apoio participativo-a colocação da coroa de flores-a partida da maratona do local-e a presença de figuras publicas.pela negativa impordoável a falta de algumas colec tividades-a ausencia da missa campal como outrora-e a sentida fraqueza de pouca aderencia dos cernachenses mesmo em dia de descanço semanal.o santo condest´vel tem razões para estar triste muito triste..a culpa a todos nós pertençe.leia mais na c/ social no dia 6/7/2012.

    Gostar

  19. amigo orlando saudo-te e mando um abraço.teu amigo.

    Gostar

  20. onde para esse amigo da escola da quintá….de que tanto se fala na sua terra natal..e eu respondo nao sei gostava de saber……..um amigo.

    Gostar

  21. gostava conversar contigo reswpeitado amigo.sabes nem que seja para me cultivares a cultura.porque para fas-me tanta falta como o pao para a boca.porque quem pensa que sabe nunca sabe tudo um abraço amigo.

    Gostar

    • Amigo Silvino irei ai pela Pascoa e terei o cuidado em te procurar.
      Um abraço
      Orlando Nesperal

      Gostar

      • amigo orlando estou quase diariamente no sitio do custumo.tenho gosto em te receber nesta tua e nossa casa.porque a falta de contatar faz fome a cultura.para além do mais a conversa é o melhor aperitivo que se saboreia em qualquer momento. quanto ao tal amigo já mencioneu na nossa pagina………ou anda muito distraido ou faz ouvidos moucos.o contato dele chegueito a mandar confirma.entao e tu vais andando de saude,assim como quem te é mais querido faço votos para isso.vai falando aqui e assim falasse muito e paga-se pouco.um abraço do velho amigo.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s