EXTRACTOS DA HISTÓRIA Nº 24
Alliette Françoise nasceu nos arredores de Paris e viveu com os pais até poder ser ela própria a decidir a sua vida.
Ambicionava ser bailarina. Aprendeu a dançar num Clube, onde tantos outros alunos desafiavam o destino, na expectativa de actuarem em espectáculos musicais. Quando Alliette chegava a casa, continuava a treinar, frente ao espelho, gastando horas até que achasse que estava bem. Ou quase bem.
A sorte de habitar num bairro pobre, convivendo com gente emigrante de vários países, levou-a a conhecer um rapaz português que trabalhava como “garçon” num hotel. A mãe era criada de servir na casa de uma pessoa importante do “Show Business” em Paris. O rapaz sabendo da intenção de Alliette prometeu que falaria com a mãe, tentando junto dos patrões a possibilidade de trabalho como bailarina, empenho que considerava viável, visto que a mãe era muito considerada pelo seu profissionalismo e seriedade.
Feitos os contactos, Alliette é informada pelo amigo que poderá ir até Paris, apenas tendo como referência o nome da mãe e a morada da casa onde trabalha.
No seu espírito existe a convicção que poderá estar a ser enganada, mas não tem nada a perder e parte de comboio até Paris. (…)
JOSÉ EDUARDO TAVEIRA