2 respostas a Tvi24 – Profissões com futuro, pessoas, organizações

  1. José Eduardo Taveira diz:

    José Guerra, gostei da sua participação no programa e concordo com as premissas que expôs.
    Fiquei, no entanto, surpreendido por considerar a Psicologia Geriátrica com hipóteses de empregabilidade. A minha filha é Psicóloga Clínica, tem enviado currículos para centros geriátricos, entre outros, e a resposta é sempre que não há verbas para “luxos”. Oxalá, a situação venha a alterar-se.
    Um abraço. Cumprimentos.

    Gostar

  2. Boa noite, caro José Eduardo

    Muito obrigado pelas suas palavras de apoio.

    A Psicogerontologia, a par da geriatria são de facto profissões com futuro e que se perspectivam vir a empregar profissionais qualificados. Exige-se cada vez mais especialização nestas áreas. Por isso a qualificação é fundamental. Precisamos efectivamente de pessoas capazes de lidar com os mais velhos, quer do ponto de vista social, por exemplo no combate à exclusão e solidão, quer ao nível da reabilitação nas patologias incapacitantes, como o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Precisamos de um serviço de proximidade ao cidadão e de intervenção precoce.

    Todavia, a situação em que vivemos, contraria as necessidades crescentes neste e noutros sectores. O exemplo da sua filha espelha essa realidade. Mas estou convicto de que as coisas irão mudar. Muitas vezes as colocações profissionais são o prolongamento de acções de voluntariado que fazemos. Outras situações, são projectos que vamos criando nestas áreas e não menos importante, terão que haver políticas de apoio efectivo de quem dirige os destinos do nosso pais.

    Merecemos envelhecer com qualidade de vida. Os idosos são a memória e a identidade de um país.

    Um agrande abraço,

    José Guerra

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.