A PIOR COISA É A LIBERDADE

A PIOR COISA É A LIBERDADE

                                       A PIOR COISA É A LIBERDADE

A pior coisa é a liberdade. A liberdade de qualquer tipo é o pior para a criatividade.

Quando estive dois meses na prisão em Espanha, esses dois meses foram os que me deram mais gozo e os mais felizes da minha vida. Antes de ter ido para a prisão, estava sempre nervoso, ansioso. Estava sempre em dúvida se deveria fazer uma pintura, ou talvez um poema, ou se deveria ir ao cinema ou ao teatro, ou ir ter com uma rapariga, ou ir brincar com os rapazes. Mas puseram-me na prisão, e a minha vida tornou-se divina. Tremenda!

Nota: Excerto de uma entrevista a Salvador Dalí, (1904-1989) pintor catalão, celebrizado pelo seu trabalho surrealista.

 

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

2 respostas a A PIOR COISA É A LIBERDADE

  1. Putz cara, que afirmação complexa: a pior coisa é a liberdade. Me fez pensar na condição humana. Se nem todos os seres humanos tem condição de decidir por si próprio talvez Huxley, em Admirável Mundo Novo, e Orwell, em 1984, estejam certos: vamos viver como formigas ou abelhas!

    Gostar

  2. A estrutura mental de Dali é de uma extrema complexidade! Na verdade, (e falo por mim), a perda de liberdade de expressão, consequentemente politica e social, é um periodo de liberdade que nos estimula a criatividade! É um intervalo na dependência, (ou vicio), dos outros! Entre as “galhetas” e o silêncio, somos apenas nós e a revolta, que nos leva a produzir e a criar arte!

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.