Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva (1919-2012) – «In Memoriam»

O dia de hoje, que, no seu despontar, parecia anunciar-se luminoso e soalheiro, quási que fazendo apelo aos nossos melhores sentimentos de radiosidade e de esperança, foi, afinal, por um funesto sucesso do destino, tomado por dolorosa marca de luto, que a todos entristeceu: anunciava-se, infaustamente, o falecimento de um grande cidadão, de um português de raro quilate – o Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva.

É de incomensurável monta tão abissal perda para a cultura e, mormente, para a sociedade portuguesa! Com o desaparecimento do Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva, apartou-se Portugal de alguém que, nas últimas décadas, se consagrou como um dos mais ilustres investigadores e divulgadores da sua História.

Por nossa parte – e já o fomos frisando inúmeras vezes – assumimos o imperativo categórico de, na medida do possível, ir divulgando, com imarcescível perseverança, os sucessos de que se compõe o livro de ouro da História Portuguesa. Tarefa tanto mais premente e, ao mesmo tempo, hercúlea quanto é certo que, cada vez mais, a generalidade dos socii acusa notória falta de conhecimento histórico, e assombroso desinteresse pelas coisas do passado. No entanto, e como também sempre afirmamos, é absolutamente imperioso, a qualquer cidadão que pretenda desempenhar um papel activo e interventivo na sociedade hodierna, um conhecimento basilar da evolução dos tempos, da sucessão das diversas épocas e do entrelaçamento de situações, de factos, de conjunturas, a fim de que possa perceber, com alguma nitidez, a realidade actual. Não se afigura fácil uma adequada intelecção do presente sem o prévio conhecimento dos factos que o precederam. E, se o conhecimento do presente não é sólido, com que alicerces se poderá estruturar o futuro? Quando muito, assentar-se-ão frágeis barrotes, os quais, ante um pequeno abalo, logo se esboroarão. De tudo isto se conclui que a divulgação do conhecimento da História, ao público em geral, é missão de alta importância, sobretudo nos tempos de hoje. E foi precisamente a essa tão nobre cruzada que o Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva consagrou boa parte da sua vida.

Estamos, assim, recordando um Homem civicamente notável, porque prestador de inigualável contributo para que os portugueses pudessem perceber (mais: compreender) todas as lições – de alta valia! – que a sua História colectiva lhes oferece, em narrativa riquíssima e elucidativa. O Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva campeou, campeou sempre, pela prossecução desse tão meritório ideal. E fê-lo, com inexcedível denodo, quási até ao término da sua existência.

Como já nesta sede salientámos, em artigo redigido no passado dia 10 de Junho, a propósito da justíssima condecoração com que o Senhor Presidente da República houve por bem homenagear o notável Homem e Cidadão de que aqui falamos, por muitas outras áreas se espraiou o génio activo e lúcido do Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva. No Direito, quer na prática forense, quer na dogmática jurídica, onde a sua palavra exacta se alcandorou às prestigiosas alturas que também – e principalmente – na investigação histórica logrou conquistar. Na Pedagogia, onde sempre prezou, com o mais nobre e abnegado sentimento, a sua função de Professor, de Mestre, que não impõe dogmaticamente o conhecimento, mas que fornece pistas para que o mesmo possa ser alcançado – ademais, mesmo o Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva frisava, por diversas vezes, que os seus programas televisivos visavam, principalmente, «pôr as pessoas a pensar». No desempenho de cargos públicos, com acendrado zelo e nobreza de carácter. E, acima de tudo, na sua dimensão humana, no seu carácter firme e honrado.

Não nos alongaremos muito mais nesta evocação da memória do Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva, pois que mesmo a nossa pena, embotada pela tristeza e saudade em nós originadas por perda que tão fundamente sentimos, não consegue exprimir mais do que um fruste apontamento, pobre de eloquência, posto que rico de sentimento e de admiração. Não esquecemos – nunca esqueceremos! – que com o Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva aprendemos a apreciar a História, a cultivar enorme gosto pelo desbravamento das realidades de antanho e pelo estudo aturado da evolução da Humanidade no correr dos tempos. Isso devemos à insigne figura do Senhor Professor. Portanto, não queremos apor o derradeiro ponto a estas linhas sem duas nótulas finais, de carácter mais pessoal e redigidas ex corde:

–  ao Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva, onde quer que ele esteja: o nosso agradecimento mais penhorado pelo muito que nos ensinou, desde a nossa infância, quando, embevecidos, escutávamos os seus programas televisivos (e, mais tarde, quando encetámos a leitura das suas obras, principiando pela História Concisa de Portugal), e o nosso sinceríssimo preito de superlativa admiração e respeito e de incontida saudade, que se perpetuará, na nossa memória, para todo o sempre;

– à Ex.ma Família do Senhor Professor Doutor José Hermano Saraiva – a sua Ex.ma Esposa, Filhos e Netos: aqui depomos o nosso lídimo voto do mais fundo pesar por tão triste acontecimento, a que acrescentamos uma sincera palavra de conforto e de esperança, porquanto cremos que a memória do Senhor Professor perdurará, seguramente, pelos tempos vindouros, que justamente reconhecerão a sua nobre alma de Professor e Investigador, de Homem Público, e, mormente, de notável Cidadão Português, que deixa o seu nome indelevelmente vincado nas páginas mais impressivas da História do nosso país.

Diogo Figueiredo P. D. Ferreira

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s